terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Medos

Continuo com bastante medo que algo ruim possa vir acontecer, acho que isso aumentou pelo fato de reviver toda a história da Luana nesses últimos dias. Ainda tive um pesadelo, e o Gustavo chegou hoje com a noticia de morte de um bebe, nasceu de 9 meses, apresentou um problema cardíaco, não detectado nos US´s. Esta noticia não me caiu nada bem, e para variar fui pesquisar, o porque não detectam este tipo de problema no US e sobre tamponamento cardíaco, novamente, claro.

O resultado que já havia chegado é que só pode ser o que segue abaixo, já que ela não nasceu com nenhum problema cardiáco:

"O tamponamento cardíaco em prematuros é descrito não somente em decorrência do cateterismo da veia umbilical, mas também após instalação de cateter central perifericamente inserido (PICC). Nadroo et al. [7] relatam três mortes por tamponamento em 390 inserções de PICC. Nowlen et al. [2] apresentaram 14 casos de derrame pericárdico em recém-nascidos com acesso venoso profundo em seis diferentes unidades de neonatologia, no período de 2 anos, além de outros 47 casos relatados na literatura no período de 1970 a 1999. Do total de 61 casos, a maior ocorrência se deu com a utilização de cateter umbilical (21 pacientes - 34,5%). Os 14 pacientes da série dos autores estavam em uso de nutrição parenteral pelo cateter venoso central. Dos nossos casos, um estava em uso de nutrição parenteral total e um em uso apenas de dextrose.
Não existem dados suficientes na literatura que possam comprovar a maior ocorrência de derrame pericárdico entre os diferentes tipos de material dos cateteres utilizados. Existe a necessidade de estudos controlados.

CONCLUSÃO
O tamponamento cardíaco como complicação do cateterismo da veia umbilical em recém-nascidos é raro, porém grave e pode ocorrer mesmo em casos nos quais o cateter está adequadamente posicionado. Todo recém nascido com acesso venoso central que apresenta deterioração clínica repentina deve ter esta complicação considerada."


Daí começa os meus questionamentos, até mesmo de erro médico, mas enfim, nada disso trara a Luana de volta e já fiz esta pesquisa inúmeras vezes, mas o ocorrido de hoje me apavorou e me fez pensar, será que não devo mesmo pegar o prontuário da Luana e levar na geneticista? O Gu e o médico acham que não devo e que isso não nos levará a lugar nenhum, vou pensar mais sobre o assunto e ver o que farei.

Mas pensar que pode ter sido algum erro me leva a loucura e pensar que assinei a autorização para passarem este cateter também, mas falaram que era necessário, afinal como fariam os procedimentos necessários.

Não aguento mais sentir medo, não suporto mais não ter a certeza absoluta que trarei minha filha para casa sã e salva, e de coração espero que não tenha que assinar nenhuma autorização, se não passo a mão na bebe e a trago para casa, vai saber se não tivesse feito isso minha Luana não estaria aqui conosco?! 

Continua os e se, se, se...e realmente não é legal viver assim, não me faz bem estar assim, e mais uma vez, espero que estes sentimentos ruins saiam da minha mente, queria transforma-los em pensamentos positivos, mas não sei como fazer, penso em ler algum livro, em ir em alguma igreja, mas não faço nada e tem dias que fico bem e outros com mais medo.

Essa semana teremos médico e na semana que vem outro US, não vejo a hora.

Apesar de ter chorado muitos nesses últimos dias, por sinal comecei o ano chorando, estamos bem, ouço o coraçãozinho todos os dias e dou bom dia para Letícia, o Gu ouve todas as noites e agora esta interagindo mais com a barriga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário