domingo, 3 de março de 2013

Ordenha



A Luana não podia se alimentar nos primeiros dias de UTI, pois o diafragma é um músculo usado para respiração e tb ajuda na digestão, e inicialmente a respiração era o principal foco e os médicos não queriam causar uma distensão, dado motivo dela não receber leite. Apesar disso eles ministravam um soro, com sais minerais e outras coisinhas mais necessárias para mante-la bem naquele momento que não sei agora explicar o que era.

Passados uns quatro dias de UTI  me solicitaram que tirasse leite, inicialmente, a Luana iria ingerir 0,6ml a cada 3 horas, por uma sonda que ia até o estomago, e dependendo da reação dela iriam aumentar, em 4 dias foram aumentando aos poucos e de 0,6 ml chegou em 14 ml, ou seja, ela estava recebendo a alimentação super bem e tudo correndo bem.

Nesse hospital não tem banco de leite, não podemos utilizar bombinhas para tirar leite, o que facilita e muito a vida, ou melhor dizendo, ordenhar, a sala para ordenha só cabem duas mulheres por vez, e sempre que tínhamos que ordenhar alguma enfermeira nos acompanhava, ou seja, tudo mto  burocrático, cansativo, e nos fazia perder mto tempo aguardando, quer seja a limpeza da sala, quer seja alguma enfermeira para nos acompanhar, quer seja para aguardar alguma mãe que estava demorando horas para conseguir ordenhar sob aquela pressão.....pressão sim!! Tínhamos  que usar touca, luva, avental, ordenhar num potinho apertando os seios com os dedos e sempre com uma mãe ao lado fazendo o mesmo, e a enfermeira dentro da sala, super confortável!!!!

Para se ter uma ideia cada vez que eu vinha para casa eu tirava mais de 60ml de leite na bombinha manual e jogava tudo fora, isso desde o inicio, pois nos primeiros dias a Luana não se alimentava e depois para eu não ter febre e não empedrar meu leite, se tivesse um banco de leite e pudesse usar bombinhas tudo seria muito mais fácil.

No primeiro dia que fui ordenhar pensei que iria ser fácil tendo em vista ter tanto leite e tirá-lo com tanta facilidade na bombinha, qdo cheguei na sala de ordenha parecia um pesadelo, pensei, não vou conseguir, ainda bem que era bem pouco que tinha que tirar, se não, certamente não teria conseguido. Isso tb me deixou mal, cheguei em casa dizendo, eu não vou conseguir, mas depois peguei o jeito e consegui, mas demorava 20 minutos para tirar uma quantidade que na bomba eu tirava em 2 minutos, literalmente.

Não bastasse tudo isso a validade do leite é de apenas 8 horas (antigamente era 12hs), ou seja, minha filha nunca conseguiria tomar meu leite ao meio dia, pois o que eu tirava a noite serviria para a madrugada até as 9hs, e o que eu tirava de manha, não chegava para ela ao meio dia, por causa da distribuição e do serviço interno do hospital. Qdo soube disso fiquei muito chateada, pois acabavam jogando leite meu fora e davam outro para minha filha, industrializado, obviamente deveria ser mto bom tb, mas nada melhor que o leite materno.

A foto acima retirei desse site que segue abaixo, que tb fala bem sobre esse assunto, para quem tiver interesse em ve-lo segue:

4 comentários:

  1. Agora eu entendi! Ficou super claro! Será que a validade do leite era tão curta por ela ser prematura ou pelo hospital não ter banco de leite? Pois eu também tive muito leite, e tirava com orientação de pediatras, e a validade era maior, se bem armazenado e com todas as condições de higiene necessárias. Enfim, usava a bombinha também, mas por duas vezes tive que fazer a ordenha manual no banheiro do escritório ou então meus peitos iam explodir, um horror... e olha que eu tirava 150 ml de cada peito, pensa no que demorou rs.

    ResponderExcluir
  2. No hospital me informaram que antes eram de 12 hs, mas q a legislação mudou e que agora passou apenas para 8 hs, mas vai saber né?! Então não tinha nada a ver com a prematuridade, e lá não tinha banco de leite não, talvez por isso a validade pode ser menor, não sei.
    Banheiro do escritório? Foi agora então a pouco tempo? Caraca imagino, 150 ml de cada peito na mão, é dureza!!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Se é dureza! Foi logo na segunda semana que voltei a trabalhar, esqueci a bombinha um dia, aí não teve jeito! Foi na ordenha manual mesmo. Ainda bem que o banheiro lá é individual, uma coisa é a enfermeira ver, outra coisa é uma colega de trabalho... ninguém merece! rs
    Mas todo o leite que eu tirava no escritório eu descartava, porque lá não tinha um local adequado para isso, então eu tinha que fazer no banheiro, para não empedrar e não doer (ou até dar mastite). Mas isso foi por pouco tempo, logo o corpo se acostuma com os novos horários, e hoje, como eu só amamento de manhã e de noite, são só nesses horários que o peito enche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!! Ainda bem que agora esta tudo sob controle ;)

      Excluir