sábado, 2 de março de 2013

Oito dias - bebe prematuro

Os dias que se seguiram correram bem, ela progredindo diariamente, comecei a tirar leite e o aumento de um dia pro outro era significativo. No inicio pensei q não iria conseguir, mas consegui !!! Tirava leite de manha e a noite, por causa da validade do leite que é curta.

Um dos dias que estava na UTI, fiquei sabendo que a Luana nunca tomava meu leite ao 12:00hs por causa das "BURROCRACIAS", sim com dois r´s, de burro mesmo, a legislação em relação a validade do leite e dos procedimentos, fazia com que mesmo o meu leite sobrando, ela não o tomasse nesse único horário, fiquei mto chateada e pra variar chorei!!! Pq sabia que o meu leite era o melhor para ela  ainda mais naquele momento.

Tirava o leite numa sala especifica pra isso, apenas com dois lugares, e nós mães, só podíamos fazer este procedimento acompanhadas por alguma enfermeira, então mtas vezes tinha que esperar quem pudesse me acompanhar, e mtas vezes elas estavam ocupadas, ou a sala sendo limpa, ou se lá já estivessem duas mães eu tinha que aguardar e sabe lá quanto tempo, isso era mto chato, estressante, e me fazia perder tempo, que eram preciosos, seja lá para o que fosse, descansar, comer, estar com a Luana.....este serviço deixava mto a desejar, mas fazer o que né?!

Nunca, em nenhum só dia, pensei que minha filha não sairia daquela UTI e não viria para casa comigo, então qquer esforço, estresse, cansaço, era válido.

Qdo vc esta nessa situação, começam aparecer as histórias das pessoas relativamente próximas que tb tiveram seus bebes prematuramente e que tudo correu bem, e estas geralmente em casos mais alarmantes que o meu, bebes com pesos mto mais baixos e menores que da Luana......então eu não tinha dúvidas que tudo iria dar certo, afinal qtos bebes ficam uns dias na UTI, faz parte, e geralmente fica tudo bem, e minha Luana tinha nascido já na entrada do meu oitavo mês, grandinha até pela idade gestacional, eu estava muito confiante !!! Além disso nunca nenhum médico me disse que ela apresentava qualquer problema de saúde, e realmente não apresentava, os procedimentos, medicamentos e monitoramentos realizados, eram feitos como de praxe para qualquer bebe prematuro.

Nos primeiros dias de UTI eu não tirava leite para ela, pois ela não se alimentava ainda, depois passei a tirar com isso meu horários se alteravam um pouco, então não tinha uma rotina certa, mas eu estava lá todos os dias, em três horários, afinal estava perto de casa, e vir para casa, tomar um banho, ver a Lilica (minha cachorrinha), ajudava bastante, pois na UTI ficava muito tempo em pé e eu estava com os pés ainda muito inchados, e o Gu tb ia nos dois horários que lhe eram permitidos......estava sendo cansativo, mas tudo bem, pois em poucos dias ela sairia de lá.

Os médicos disseram que os dias lá seriam necessários para que ela aprendesse a respirar direito, fato que iria se dar na 34 semana de gestação, como ela nasceu antes o aparelho respiratório (CPAP) ajudava ela a aprender, depois ela teria que aprender a sugar, com isso ela poderia sair de lá, pois iria respirar bem e saber mamar. Os bebês prematuros ficam conectados a um aparelho que se chama oxímetro, é através dele que sabemos se o bebê está respirando. O aparelho emite sons agudos toda vez que o limite de oxigênio fica abaixo do adequado. São os sons da UTI.

Como fizemos o canguru e ela não precisava mais do CPAP, ela foi pra Neo 2, nossa como ficamos felizes!!! Não estávamos esperando que isso ocorresse tão rapidamente  A recuperação dela estava indo melhor do que imaginávamos, esta Neo 2 era um dos maiores objetivos naquele momento, pois era diferente da UTI, o local mais leve, poderia fazer o canguru com ela por horas, uma felicidade.

Consegui fazer um canguru relativamente rápido no dia que ela chegou na Neo 2 (pouco mais que meia hora), sem os aparatos que foram usados na UTI, não foi mto tempo pois ainda naquele dia tinha que tirar mais leite e vir embora dormir, pois o dia seguinte seria um outro dia, diferente dos anteriores, não iria as 3 vezes ao hospital e sim duas, pois agora se iniciaria o momento que eu poderia e deveria ficar com ela bastante tempo no canguru e com isso logo mais ela aprenderia a sugar.....nossa como esta noticia estava sendo boa!!


6 comentários:

  1. Li, não entendi a parte de tomar o leite ao 12:00h. Ela tinha horário fixo? O que acontecia se não tivesse o leite disponível naquele momento, pulava a mamada?

    ResponderExcluir
  2. Depois vou escrever melhor, mas já irei te responder....eles alimentava ela de 3 em 3m horas,via aquela sondinha que estava na boca ligada ao estomago, começou com 0,6ml, em 4 dias já havia passado para 14ml, e a duração do leite é de 8 horas (antes era de 12hs), entao se eu tirasse a noite a validade acabava, e qdo tirava de manha não tinham tempo de separar tudo chegar até ela nesse horário (apenas das 12hs).....então o q eu tirava a noite serviria para madrugada e até as 9hs, daí o da meio dia eles davam os dele, que era tipo um leite de mãe mesmo, mas preparado ou industrializado, não sei a palavra ao certo, mas irei pesquisar para colocar no blog. Tem mta mulher q nao consegue tirar, ou o leite seca, e os bebes recebem o leite pronto, nunca de outras mães, lá nem banco de leite tem, e eu tinha leite para caramba, poderia até deixar no banco, pois eu tirava com bombinha em casa mais de 60 ml entre os horarios que eu estava em casa e jogava tudo fora.
    Ah e tb lá não pode ordenhar (sim este é o nome usado)com bombinha, só com a mão, e isso que prejudicava tudo, no tempo, na demora e até no fato de algumas não conseguirem dessa maneira.
    Acho que vou abrir um tópico depois só falar disso, o q acha??

    bjs

    ResponderExcluir
  3. ela começou a se alimentar no quarto dia de vida apenas, antes não, só para ficar mais claro a resposta.

    ResponderExcluir
  4. mas o que ela tomou até o quarto dia?

    ResponderExcluir
  5. Oi Tais, bom saber que vc esta acompanhando e realmente a maioria das pessoas não sabem detalhes, acabo nem comentando e mesmo na época com a correria de casa pro hospital acabava nem comentando com ninguém, acho que quem sabe de tudinho é o Gu......dê uma lida em ordenha, a próxima postagem, lá eu falo tudo sobre a alimentação e ordenha, se tiver dúvida me pergunte :)

    beijos

    ResponderExcluir